Ontem enquanto Lula subia a rampa do Planalto já empossado como novo Presidente do Brasil, uma fake news chegava ao acampamento bolsonarista em frente ao Quartel General de Brasilia, dizendo que o Exército havia impedido a posse de Lula. Correria, gritaria, choros, orações e rezas daquelas pessoas que realmente estavam acreditando naquilo.


No final da tarde passei em frente ao 36° Batalhão de Infantaria de Uberlândia, e havia bem menos bolsonaristas que última vez que vi, mas as barracas estavam de pé. Uma câmera de vigilância instalada na porta de uma das tendas vigiava quem passava. Pensa nisto, uma câmera de vigilância na porta do Exército , quando isto seria aceito em outro momento? Outra tenda com algumas pessoas tinha um anúncio “tenda da oração” além de outras com faixas pedindo “intervenção militar” dentre outras insanidades.


Um clássico comportamento de manada, que já foi estudado por pesquisadores de diversas áreas e pode não ser de todo ruim, pois uma liderança oculta pode também orientar as pessoas a se salvarem em situação de perigo, contudo o efeito rebanho é utilizado muito eficientemente para o mal. “O efeito rebanho é um comportamento que ocorre em animais sociais, como gansos, baratas e, claro, carneiros, que se movem seguindo os companheiros mais próximos, independentemente do destino a que devem chegar”.


De fato o bolsonarismo se move como rebanho de gado. Mas não somente eles, por isto é preciso consciência crítica, autocrítica e vigilância contante.
O bolsonarismo não morreu com a posse do Lula, o novo Presidente do Brasil. Precisa ser combatido todos os dias e em todos os momentos! O bolsonarismo é a morte da razão e da humanidade! O bolsonarismo deve ser combatido com a educação, para desconstruir as muralhas de ignorância que o fundamentam!


O bolsonarismo é negacionista, antivacina, armamentista, fanático. O bolsonarismo foi o movimento que sustentou a apologia a necropolítica do governo de bolsonaro, na qual surfaram governantes e prefeitos como o de Uberlândia, a cidade necrotério.


É preciso um trabalho sério e constante. Se tornou uma seita fundamentalista. Vimos pessoas simples se bolsonarizarem radicalmente. Vimos igrejas evangélicas se bolsonarizarem. Vimos empresas e empresários se bolsonarizarem. Vimos militares se bolsonarizarem. A luta contra o bolsonarismo está só começando, e é uma luta para educar e humanizar nossa sociedade. Se vamos conseguir ou não, só o tempo dirá.


Imagem: Filme Cell(2016) baseado na obra de Stephen King. Recomendo . Deixo aqui o link para que o assistam facilmente no Youtube abaixo: