RESUMO

Sou Flávio Muniz. Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em História pela Universidade Federal de Uberlândia, sendo Licenciado e Bacharelado em História. Bacharelando em Direito pela Fadir UFU.

Na História tenho dado ênfase nos estudos de História do Brasil, nas resistências de escravizados e suas relações jurídico-sócio-políticas. Sou pesquisador de História da África, diáspora, historiografia africanista, ordenamentos sócio-políticos nas sociedades africanas, o impacto do tráfico atlântico e da colonização europeia nos processos de constituição e reconfiguração das entidades políticas do continente Africano.

Me debrucei dobre matizes de resistência Negra, como cinema, literatura, Movimentos de Direitos Civis, Apartheid, Segregação Racial e suas correlações. Atuei como formador em cursos e palestras sobre o racismo estrutural e desigualdade social. Participo como escritor em vários artigos em jornais digitais e também em entrevistas televisivas.

Desde 2017 coordeno voluntariamente a ONG Missão Escola da Vida, entidade que atende jovens e adolescentes em situação de risco social na cidade de Uberlândia – MG, sendo um de seus fundadores. Sou desenvolvedor do Canal de História da África no YouTube “Caçador de Histórias” onde produzimos mais de uma centena de vídeos temáticos sobre História da África, cultura e História dos Negros e Negras na Diáspora.

Neste momento tenho feito pesquisas sobre o trabalho escravo contemporâneo. Contudo, muitos me perguntas o que me define. Atualmente costumo ressaltar que sou um sobrevivente da Covid-19. Uma experiência que vivi ao ficar 31 dias internado em uma UTI no ano de 2021. E destes, 17 dias intubado navegando entre a vida e a morte. Esta história foi registrada no livro o Diário de um navegante na Covid-19.

Seja bem-vinda/ bem vindo a minha página!